BULLYING, O QUE É?


sábado, 1 de janeiro de 2011

BULLYING, O QUE É?

 O termo BULLYING compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, 





O bullying não é recente, porém o caso mais grave vem tomando destaque na mídia, esse tipo de agressividade entrou fortemente no interior das escolas, o grande risco é de se torna modismo, pois fica em evidencia que as pessoas agredidas têm medo de denunciar seus agressores, no entanto é importante termos conhecimento a respeito do tema abordado para realmente termos noção do que seja essa pratica, para deste modo promover intercambio entre professores-alunos, escola e sociedade. Muitas vezes o praticante de bullying de forma inconsciente acaba praticando o ato de agressividade, física, moral e psicológica, o indivíduo que pratica o ato nem se dar em conta que isso pode ser irreversível ou trágico.
O trauma mais comum causado por este ato, nos indivíduos, reflete na sala de aula com o baixo rendimento escolar, dificuldade em aprendizagem depressão e nos casos mais extremo o suicídio’’morte para solucionar o problema’’. Por tanto podemos sim ir de encontro com essa pratica repulginante, que tira do individuo a harmonia de viver, pois sendo ele gordo, magro, alto, baixo, bonito ou feio isso não indica inferioridade.




Podemos trabalhar na disciplina de língua portuguesa projetos que abordam essa temática,usar essa disciplina como pontos de partida, através das diversidades textuais sobre o tema, foros, oficinas, palestras, divulgação em mídia, passeatas para maior esclarecimento dos problemas e conseqüência do bullying.
 O papel do docente frente a tais atos deve parti de uma prática pedagógica com todo corpo docente, pais, alunos, apoio do gestor focado na  ‘’valorização humana’’ para o desencadeamento de uma solução, pois apesar da disciplina de língua portuguesa ser de papel fundamental, apesar de ser um grande passo precisa- se de um apoio maior. Pois tanto agressor quanto agredido e famílias das vítimas precisa em muitos casos de ajuda com profissionais desde os mais simples no caso dos; psicopedagogos, psicólogos,como mais complexos; terapeutas e psiquiatras. Deste modo facilitará o entendimento e a ‘’possível’’ solução do problema.
’’educar é ajudar a construir pessoas, moldar corações’’.